clique aqui para abrir um popup
ZigShop Loja online

domingo, 17 de fevereiro de 2013

como verificar a temperatura do computador


Bios? O que é?
É um programa que vem pré-gravado em todos os computadores, e é executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a load do sistema operacional.
Os pricipais fabricantes do bios são American Megatrends (AMI), General Software, Insyde Software, e Phoenix Technologies. Agora que você já sabe o que é bios, vou dar algumas dicas sobre temperatura interna do pc, que quando muito alta pode acarretar a queima da fonte e do processador.
Vamos aprender como aumentar a velocidade do Mini-fan (uma espécie de ventilador que gira ao contrário e retira o ar quente de dentro da máquina.). Também como aumentar a proporção de temperatura para o alarme do bios soar ( Aquela sirene chata que toca quando o pc aquece).
1- Dicas básicas.
A- Mantenha o computador em local arejado.
B- Nunca obstrua as entradas e saídas de ar do computador.
C- Não coloque objetos em cima do computador.
D- Mantenha o pc longe da poeira.
Você também pode limpar as mini-fans e cooler do computador, bem como os cantatos do processador com álcool isopropilico ou uma borracha. Lembrando que após a limpeza é necessário aplicar pasta térmica. (Recomendo deixar este trabalho para um técnico).
2 – Aumentando a velocidade do mini-fan.Para isso teremos que entrar no bios do seu pc, durante a inicialização aperte delete ou del, para entrar no bios.
A- Primeiro vamos verificar a temperatura e outras configurações. Após entrar no bios use as teclas de direção do teclado e selecione H/W MONITOR e aperte enter.
BiosAgora você tem acesso as informações de temperatura da cpu e velocidade do fan, etc…Temperatura
B- Agora vamos aumentar a porcentagem de velocidade do Mini-fan, para isso selecione a velocidade ao lado de CPU min.FAN speed (%) e aperte enter. Irá se abrir a seguinte janela:
Opcões de velocidade
C- Selecione a proporção de velocidade e aperte enter. No meu caso estava 62.5% eu aumentei para 75%. Após finalizado aperte F10 para sair e salvar. Lembrando que à diferentes tipos de bios, o exemplo acima é da megatrends. As outras também permitem está função. Só muda o local onde estão estas configurações. Veja outro exemplo:
bios-fan  OBS: A dica acima só deve ser utilizada em caso de aquecimento exagerado.3- Aumentando a temperatura limite para o alarme do bios.
Quando seu processador trabalha em giro máximo de clock por muito tempo ele tende a esquentar, com isso quando uma determinada temperatura é alcançada, a placa mãe emite um alarme sonoro semelhante a uma ambulância. O problema é que em alguns pcs a temperatura limite é muito baixa, e o alarme dispara toda hora! Com o tempo também costuma acontecer isso. Então vamos aumentar um pouco o limite de temperatura para o alarme.
A- Siga os passos acima até a segunda imagem, onde temos as informações de temperatura etc…
B- Agora selecione com as teclas de direção do teclado CPU High limit temp to beep.
Limite de temperaturaNote que ao lado aparecem as opções de temperatura.C- Aperte enter e se abrirá a seguinte janela:
Opcões de temperatura
D- Recomendo escolher uma opção acima do que estava, no meu caso estava 65°C aumentei para 70°C.E- Aperte enter e em seguida F10 para salvar e sair.

0 comentários:

Postar um comentário