Google Ferramentas para Webmasters é uma serviço gratuito, capaz de otimizar e monitorizar o desempenho do seu website. No Google Ferramentas para Webmasters você encontrará várias informações importantes sobre as suas páginas, permitindo que você compreenda como o seu site é interpretado pelo Google.
Funcionalidades em destaque no Google Ferramentas para Webmasters:
- Permite o envio de sitemaps;
- Indica os links apontando para o seu site;
- Alerta para possível Malware no site;
- Inúmera as palavras-chave usadas para encontrar as suas páginas;
- Faz sugestões de HTML (para melhorar a indexação);
- etc.
Iniciar no Google Ferramentas para Webmasters
Para começar a usar o Google Ferramentas para Webmasters, basta possuir uma conta Google (poderá utilizar a sua conta Blogger, Gmail ou Google Plus).
Aceda à seguinte página: Webmasters – Google e faça o login com a sua conta Google. Clique no botão “Adicionar um Site” e digite o link do seu Website ou blog.
Você terá obrigatoriamente de verificar a propriedade do seu site. Dessa forma, o Google garante que apenas o verdadeiro dono tem acesso às informações disponibilizadas.
Existem várias formas de verificar a propriedade do seu site, das quais destacamos:
Upload de arquivo HTML para servidor: Caso você utilize um plano de hospedagem, poderá fazer o upload de um arquivo de confirmação para o seu servidor (via FTP, com o Filezilla por exemplo). O arquivo deverá ser guardado no diretório public_html, em seguida solicite a verificação do Google.
Tag HTML (recomendado para Bloggers) – Outra solução é adicionar uma metatag no template do seu Website. Você deverá colocar a metatag gerada pelo Google, imediatamente a seguir da expressão <head>.
Esta opção é mais recomendada para Bloggers, ou Webmasters que não possuem hospedagem própria.
Como usar o Google Ferramentas para Webmasters
Após a verificação, você ganhará acesso às informações do seu site. Este processo pode levar algumas horas. Enquanto isso, poderá “ambientar-se” ao serviço. Conheça agora as ferramentas mais importantes:
Configuração:
Configurações: Neste campo você poderá definir alguns aspetos importantes do seu Website como por exemplo: qual o domínio do site que o Google deve indexar (ex: http://exemplo.com ou http://www.exemplo.com), segmentar o seu site para o público de determinado país (para pesquisas geográficas).
Por fim, você poderá ainda definir a taxa de rastreamento do seu Website. O objetivo do Google é rastrear ao máximo o seu Website, sem sobrecarregar a largura de banda do seu servidor. Caso tenha problemas, poderá limitar a taxa máxima de rastreamento (embora não seja recomendado)
Links do site: Estes links surgem automaticamente quando o seu website se torna uma autoridade em determinada pesquisa. No entanto, o Google permite editar os links que surgem, podendo rebaixar alguns links.
Parâmetros de URL: Quando o Google encontra várias páginas com conteúdo duplicado no seu site. Ele seleciona a melhor página através de diversos parâmetros. Nesta opção você poderá configurar os parâmetros utilizados (não recomendado para utilizadores iniciantes, pode levar a perda de indexação de algumas páginas.
Mudança de endereço: Informe o Google se mudou o seu Website para um novo domínio.
Usuários e Associados: Adicione novos proprietários ao site, e associados para colaborar na otimização das páginas.
Integridade
Erros de rastreamento: Tal como o nome indica, apresenta todos os erros de rastreamento encontrados nas suas páginas.
Estatísticas de rastreamento: Mostra o número de páginas do website rastreadas pelo Googlebot (por dia).
URLs bloqueados: inúmera a lista de URLs bloqueadas pelo Webmaster utilizando o Robots.txt
Buscar como o Google: Digite uma url do seu website, e verifique como Google “vê” a sua página.
Status do índice: Mostra o número de páginas do seu site indexadas pelo Google.
Malware: Alerta caso seja detetado Malware nas suas páginas
Tráfego
Consultas de pesquisa: Apresenta todas as palavras usadas para entrar no seu Website e volume de pesquisa apresentado. Também poderá visualizar a posição da sua página, no motor de busca Google em determinada pesquisa.
Links para seu site: tal como nome indica, apresenta todos os links apontando para o seu website.
Links internos: Apresenta uma lista com as páginas do site que recebem mais links internos
Otimização
Sitemaps: Os sitemaps são estruturas hierárquicas de todos os links do seu site. Envie um sitemap para o Google e melhore a indexação das suas páginas.
Remover URLs: Use o Robots.txt para remover páginas da indexação do Google.
Melhorias de HTML: Visualize todas as sugestões que o Google tem para lhe fazer, de forma a melhorar a indexação das suas páginas.
Palavras-chave do conteúdo: Palavras-chave mais usadas no seu conteúdo
Dados estruturados: caso o Google compreenda o conteúdo das suas páginas poderá criar rich snippets. Por exemplo, se o seu Website falar da sua loja, poderá mostrar a localização no Google Maps.
Google labs
Descubra as novas funcionalidades que o Google tem para si acedendo ao Google Labs. Estas funcionalidades ainda se encontram em fase de testes, no entanto, são suficientemente seguras para serem usadas.
0 comentários:
Postar um comentário