clique aqui para abrir um popup
ZigShop Loja online

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

como criar um site passo a passo

Como criar um site passo a passo




  • 18
     
    3136
     
criar siteVocê decidiu criar um site, mas não sabe ao certo como proceder? A boa notícia é que criar site atualmente não é uma tarefa difícil, mesmo para aqueles sem experiência alguma e que nunca tiveram oportunidade de criar um site anteriormente.
Explicarei neste tutorial todos os passos envolvidos
na criação de sites e prevenir você dos erros mais comuns cometidos por iniciantes durante esse processo.

Passo 1: Registrar um nome de domínio

Esse é o primeiro passo ao criar um site. O nome de domínio é o endereço principal do seu site, também conhecido como URL, que é aquele que digitamos na barra de endereços do navegador (exemplo: www.aprendacriarsite.com).
Veja algumas dicas de como registrar um domínio.
É importante entender que embora o domínio em si seja uma parte importante do site, ele não representa o website real, servindo apenas como um ponteiro para onde o seu site está hospedado.

Passo 2: Escolher o serviço de hospedagem

O servidor de hospedagem é onde todo o conteúdo do site é armazenado (páginas, fotos, vídeos, etc).  É necessário ter muito cuidado ao decidir qual empresa de hospedagem escolher, pois ela pode desempenhar um papel importantíssimo no desempenho do seu site, tal como, velocidade, estabilidade,  tempo de atividade, quantidade de espaço oferecido para armazenamento das páginas/conteúdo, email).

Passo 3: Criar o site

A forma de você fazer seu site irá depender do tipo de site que você deseja construir. Por exemplo, para criar um blog ou até mesmo um site estático, você poderá utilizar o WordPress, a maior e mais robusta plataforma de CMS (Content Management System) da atualidade. Além de ser extremamente fácil de ser utilizada e permitir criar sites sem ter conhecimento de código de programação ou design, é open-source (grátis) e muito bem suportada pela comunidade tanto brasileira quanto internacional.
O WordPress oferece uma variedade de templates para serem utilizados bastando apenas alguns cliques para alterar o design de forma instantânea.
Um pouco mais sobre as diferenças entre sites estáticos e sistemas CMS:

Sites estáticos

Há alguns anos atrás essa era a única maneira de criar sites. Utilizava-se muito conhecimento de HTML para escrever as páginas a mão através do notepad por exemplo, ou então fazendo uso de softwares editores de sites. Os mais comuns são Webstudio, Coffee Cup, o incomparável Dreamweaver e outros.
Esses editores de sites, quando utilizados, oferecem ao webmaster um controle maior sobre o design e elementos das páginas.
Se você pretende optar por esse tipo de website e não se interessa por programação HTML, uma boa dica é o programa Artisteer, que proporciona uma interface muito mais amigável do que Dreamweaver e é muito mais barata.

Sistemas CMS

Esse ó método mais utilizado hoje em dia. Os sistemas CMS atualmente são muito utilizados para criar Blogs porém o que poucos sabem é que eles também podem ser utilizados na criação de sites estáticos (empresariais, negócios, pessoal, etc).
Esses sistemas permitem criar sites com mais rapidez, flexibilidade e facilidade através de um painel de controle online onde é possível administrar o site, gerar e editar conteúdo, adicionar vídeos, imagens, links, disponibilizar arquivos para download, enfim, realizar todo o gerenciamento do site.
Irei focar bastante no WordPress ao tratar de sistemas CMS pois além de ser o mais eficiente e utilizado atualmente, permite que você rapidamente desenvolva um site dinâmico oferecendo plugins que você pode usar para aprimorar o site. Por exemplo, se você deseja adicionar um botão do facebook em todas as suas páginas, basta instalar um plugin grátis através do painel de controle do WordPress e pronto. Ao invés de implementar códigos HMTL, tudo o que você precisa fazer é pesquisar dentre os milhares de plugins disponíveis aquele que atenda a sua necessidade e instalá-lo.
A forma mais rápida de criar seu site com o WordPress é simplesmente logar no painel de controle, escolher um tema e começar a escrever conteúdo.
Como comentei anteriormente, o WordPress é bastante conhecido como uma plataforma de blog mas é possível desabilitar as funções de comentários e configurar as páginas para que tenham um visual de um site estático.

0 comentários:

Postar um comentário