clique aqui para abrir um popup

sábado, 2 de março de 2013

como proteger o pendrive


Você usa seu pendrive em computadores públicos de escolas, lan houses ou costuma compartilhar pendrives com seus colegas? Então deve saber que o risco de ter seu pendrive infectado por algum vírus é muito alto.
Neste breve tutorial vou ensinar para você um truque muito simples para impedir que seu pendrive seja infectado por algum malware de dispositivos móveis.

Entenda como funciona um vírus de pendrive

Os vírus transmitidos por dispositivos removíveis (HD externo, pendrive, cartão de memória) tem o funcionamento praticamente igual em todas as sua variantes. Primeiramente eles são transferidos de um PC infectado para todo dispositivo plugado neste computador, seu pendrive por exemplo.
Uma vez instalado no drive removível, ele passa a se auto distribuir para todos os computadores no qual o pendrive for conectado, iniciando novamente o ciclo com qualquer drive removível plugado no computador de agora em diante.
Isso é possível graças ao arquivo de auto execução inserido no pendrive, que se encarrega de fazer todo trabalho sempre que plugado em um novo PC.

Imunizando seu pendrive

Bloquear a auto transmissão destas pragas é muito simples, confira os que você precisa fazer:
Primeiramente esteja seguro de que seu pendrive não esteja contaminado, para garantir, faça uma formatação no mesmo a fim de eliminar todas as possíveis ameaças contidas no mesmo. Para formatar o pendrive, acesse o Meu Computador e clique com o botão direito do mouse no ícone relativo ao seu drive USB. No menu suspenso que será mostrado escolha a opção Formatar…
Uma janela será exibida, apenas clique na opção Iniciar e seu drive será formatado.IMPORTANTE: ao fazer este procedimento tudo que estiver em seu drive será apagado.
Agora com seu pendrive vazio, crie uma pasta dentro do mesmo e coloque o nome deAUTORUN.INF nesta pasta.
Esse procedimento irá impedir que o arquivo de auto execução seja criado em seu pendrive, desta forma, mesmo que algum vírus consiga entrar no seu dispositivo, ele não conseguirá se propagar para os computadores onde você plugar o pendrive.
Com este simples procedimento você tem seu pendrive imune à infecções, podendo usá-lo tranquilamente em escolas e lan houses sem preocupação com infecções.
Se você quiser, poderá manter a pasta AUTORUN.INF oculta para não atrapalhar sua organização de arquivos, para isso clique na mesma com o botão direito do mouse e escola a opção Propriedades.
Na janela aberta, marque a opção Oculto e clique em OK.
Pronto, agora você está protegido contra praticamente todos os vírus de dispositivosremovíveis. Espero que a dica seja útil e proveitosa, até o próximo tutorial…

0 comentários:

Postar um comentário