clique aqui para abrir um popup
ZigShop Loja online

sábado, 16 de março de 2013

como fazer a manutenção preventiva do seu pc

O que é?

Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se procedimentos que visem evitar que determinados erros (de software e/ou hardware) ocorram.

Software

Existem softwares que são utilizados na manutenção preventiva. Vale ressaltar que a manutenção preventiva é referência na utilização de softwares relacionados à segurança (ferramentas de segurança de servidores de rede, ferramentas e utilitários de sistema operacional, entre outros). 

Hardware

Com relação à hardware de computador, a manutenção preventiva é a limpeza dos componentes internos do computador e da placa-mãe, removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa afetar o funcionamento do hardware, ou ainda, a configuração de serviços e funções disponibilizadas no BIOS para evitar prováveis defeitos em componentes internos do computador (como o super aquecimento do processador, por exemplo).

A imagem a baixo mostra o interior de um computador que não é aberto há algum tempo, a sujeira está impedindo a refrigeração. Esse computador está a alguns passos de queimar algum componente e uma limpeza deve ser feita imediatamente para evitar super aquecimento e possíveis queimas.











Dicas 
Segue algumas dicas de manutenção preventiva:

Toda semana

Faça um SCAN do seu HD para averiguar possíveis problemas.

Execute uma desfragmentação no seu HD

Faça uma faxina no HD para deletar arquivos desnecessários.

Faça um backup dos seus arquivos importantes. Não vale fazer uma simples cópia em outro local do seu HD, este backup deve ser feito para outro dispositivo, seja um segundo HD, um CD-R(W), um DVD-R(W) ou até mesmo para uma pasta online.

Esvazie a lixeira do sistema operacional.

Limpe os arquivos temporários do seu browser.

Limpe os "cookies" do seu browser.

Certifique-se que as definições de vírus e de spyware estão atualizadas.

Execute uma varredura completa com o anti-vírus e o anti-spyware. Rode-os em horários separados, pois executá-los ao mesmo tempo deixará o seu PC muito lento.

Todo mês
 

Confira se existem atualizações para o seu sistema operacional e programas instalados.

Remova programas desnecessários ainda instalados.

Todo trimestre
 

Limpe o seu teclado.

Limpe o seu monitor.
 
Limpe os periféricos.
 

Reorganize o seu ambiente de trabalho. Tanto o virtual como o real.

Altere as suas senhas de acesso.

0 comentários:

Postar um comentário