Muitas vezes as pessoas confundem o hábito com o vício, e é por isso mesmo que deixar de fumar se torna numa dor de cabeça para a maioria dos fumadores. A única coisa que causa vício em toda a natureza de fumar é a substância nicotina, tudo o resto é simplesmente hábito.
No entanto deixar de fumar pode-se tornar uma tarefa realmente difícil, principalmente para aqueles fumadores de longa data, mas nada é impossível.
Antes de deixar de fumar é importante que tenha consciência da decisão que está a tomar e de todos os sintomas e mudanças que vai sofrer assim que se privar do tabaco. Muitas vezes é necessário ajuda médica para ultrapassar esse momento, mas na maioria dos casos a ajuda de família, amigos, namorado/a e colegas de trabalho é suficiente para abandonar este vício que destrói não só a sua saúde, como a sua carteira.
DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR:
- Assim que tomar consciência do que vai fazer, marque um dia para deixar o vício. Com esse compromisso terá muito mais força para prosseguir.
- Avise amigos, familiares e colegas de trabalho da sua decisão. Assim terá todo o apoio necessário e em caso de sintomas de “ressaca” terá a ajuda sempre pronta e informada do que está a acontecer.
- Identifique quais as alturas que mais fumava, assim evitando esses momentos será muito mais fácil de deixar o vício sem sofrer horrores.
- Tenha uma lista de todos os benefícios que essa decisão lhe vai trazer sempre consigo, assim quando pensar em pegar num cigarro leia a lista de uma ponta a outra e verá que tem muito mais vantagens em deixar de fumar do que voltar a tocar num cigarro.
- Se a sua maior preocupação é o aumento de peso assim que deixa o cigarro, junte a esta decisão uma alimentação cuidada e além de largar um vício ganha outro (o de alimentação saudável), no entanto este não tem qualquer tipo de teor negativo.
- De vez em quando, pegue no dinheiro que gastava em tabaco e compre uma prenda para si mesmo, talvez aquilo que há tanto tempo desejava mas não tinha posses. (O ideal é ter noção de quanto dinheiro por mês gastava e colocar esse dinheiro de lado, ao final de um ano pode fazer uma viagem com a sua família, ou comprar algo que sempre quis).
- Se a primeira tentativa para deixar de fumarnão for bem sucedida, não se deixe vencer. Apanhe coragem, força de vontade e a segurança suficiente e volte a tentar, sempre e sempre, até deixar de vez e nunca mais tocar num cigarro.
Todas as dicas que se possa enunciar aqui são sempre subjectivas já que a grande dica para parar de fumar é a força de vontade e a segurança para o fazer. Se se sentir capaz consigo mesmo para abandonar um vício e um hábito constante, será tudo muito mais simples. E lembre-se, ao deixar de fumar, não só está a melhorar a sua saúde, como também a ajudar a sua carteira a não ficar vazia.
0 comentários:
Postar um comentário